Sistema municipal garante patrimônio ambiental na cidade do Recife
- Daniel Ferreira | Jornalista | 4140 DRT/PE
- 4 de out. de 2016
- 1 min de leitura

O patrimônio ambiental é a maior riqueza natural de uma cidade. São áreas importantes para a vida da população e para as futuras gerações, que pertence a todos e por isso deve ser cuidado e preservado.
Nesse sentido, a cidade do Recife é agraciada por tem um conjunto de rios e áreas verdes como seu patrimônio ambiental. Esse “acervo” natural proporciona à cidade e à população uma melhor qualidade de vida para viver e morar.

De acordo com a gerente geral do Jardim Botânico do Recife, Zenaide Magalhães, o município tem uma robusta legislação que ampara e preserva o seu patrimônio ambiental. “Hoje, temos na cidade parques e árvores tombadas. Temos feitos requalificação de espaços e áreas verdes. Para assegurar melhor os trabalhos e a fiscalização, implantamos o Sistema Municipal de Unidades Protegidas – SMUP”, enfatiza Zenaide.
O SMUP é constituído por quatro categorias de unidades protegidas: Unidade de Conservação da Natureza (UCN), Unidade de Conservação de Paisagem (UCP) e Unidade de Equilíbrio Ambiental (UEA), além do Jardim Botânico do Recife. Essas áreas possuem importante papel na garantia do patrimônio ambiental da cidade, como na manutenção de espécies da flora e da fauna, amenizando assim as condições climáticas locais e preservando a paisagem.
Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
Comments