EcoRecife é estratégico no cuidado e destino do lixo
- Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
- 13 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

O lixo é um dos maiores problemas ambientais da atualidade em todo o mundo. Diariamente, as cidades emitem uma enorme quantidade de resíduos. Na Grande Recife, não poderia ser diferente.
A situação do lixo desafia o poder público, pois cada vez mais aumenta a quantidade de lixo recolhido todos os dias. Sem falar se o lixo não tiver um destino adequado pode causar grandes transtornos à população. Ao mesmo tempo, o lixo pode trazer algum beneficio para quem vive da reciclagem. Pensando melhorar a coleta dos resíduos na cidade e sua destinação adequada, a Prefeitura do Recife lançou o projeto EcoRecife.
De acordo com a diretora executiva de Limpeza Urbana da Prefeitura do Recife, Bárbara Arrais, o Projeto EcoRecife reúne diversos serviços sobre a coleta e o destino do lixo. “O projeto EcoRecife engloba todas as políticas públicas e equipamentos de limpeza urbana que atuam na cidade, assim como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela prefeitura, buscando aperfeiçoar a coleta domiciliar, incentivar o descarte correto do lixo reciclado e lançar o projeto das Ecoestações, que vem como um equipamento auxiliar de recebimento dos resíduo”, explica Arrais.

Coleta Seletiva - A coleta promove a melhoria e preservação do meio ambiente e também gera trabalho e renda para os catadores, que têm um papel fundamental no processo do correto descarte dos resíduos, pois separam todo o material e fornecem o que é útil à indústria da reciclagem. A coleta seletiva é realizada através de caminhões baús que fazem os circuitos a partir das 8 horas da manhã, uma vez por semana, de segunda a sábado.
Coopere descartando o lixo corretamente, separando o material reciclável e utilizando os equipamentos e serviços oferecidos.
Aprenda a separar o lixo:
É muito fácil separar os materiais recicláveis. Basta você ter dois recipientes em casa: um para o lixo orgânico, que é basicamente resto de alimentos, além de papel higiênico, guardanapo e fraldas descartáveis, e outro para tudo que pode ser reciclado.
Não precisa separar cada tipo de material reciclável. Isso é feito pelas cooperativas de catadores, que sabem exatamente a destinação de cada resíduos. O importante é que você retire o conteúdo das embalagens, eliminando os resíduos que possam se decompor e gerar contaminação.
Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
Para mais informações, orientações e soluções, acesse: www.ecorecife.org
Comments