Recife é referência ao criar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos
- Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
- 20 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Muitas ações de cuidado e destino correto do lixo dependem da população. Consumimos e geramos toneladas de lixo diariamente na cidade do Recife. Devemos aprender a reduzir, reutilizar e separar adequadamente o que é lixo comum e o que é material reciclável. Quanto mais a gente recicla, menos dano causa ao meio ambiente. Só o que não pode ser reciclado deve ir para o aterro sanitário. É uma demanda que desafia a sociedade e o poder público.
O Recife conta com o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que reúne as estratégias e ações para lidar com o lixo produzido pela cidade. “É um instrumento que vem auxiliando a prefeitura a formular políticas, como ações de coleta seletiva, educação ambiental e organização dos catadores”, ressalta a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inamara Melo.
“Nós compreendemos que a gestão dos resíduos sólidos é uma grande desafio, não só para a cidade do Recife, mas para todas as grandes cidades na atualidade. Temos um município muito denso. Isso impacta a cidade com um grande volume de resíduos. Nós temos a missão, enquanto poder público, de ajudar na gestão e na orientação à população do que fazer para com os resíduos gerados”, explica Inamara.

Precisamos desenvolver uma consciência ambiental e sustentável na população. A tarefa de cuidar da cidade e do meio ambiente não é só da prefeitura, mas também de todo cidadão que habita no Recife.
Você Sabia? Você sabia que o óleo de cozinha não deve ser jogado na pia? O óleo também pode causar entupimento da encanação e colocar em risco a vida de plantas e animais aquáticos.
Grande parte do lixo jogado nas ruas vai parar nos rios e mares, causando vários danos aos seres que vivem nesses ambientes. Muitos animais morrem asfixiados por confundir o lixo com comida, ou por infecções devido a ingestão desses materiais.
O lixo jogado nas ruas, rios, córregos, canais e esgoto é o grande responsável por provocar enchentes no período de chuva. Pilhas, baterias, celulares e lâmpadas não podem ser jogados no lixo. Procure o coletor mais próximo da sua casa, para destinar esses tipos de produtos.
Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
Commentaires