Áreas verdes são preservadas no Recife
- Por: Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
- 26 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Apesar do crescimento desordenado da construção civil e da urbanização nas últimas décadas no Recife, o verde ainda resiste. Em todos os bairros da cidade ainda há, de alguma forma, um espaço de verde. Cerca de 50% do território recifense ainda é tomado por áreas verdes. Situação que desafia a gestão pública a manter esses espaços protegidos.

De acordo com secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, a implantação de uma legislação nova através do Sistema Municipal de Unidades de Proteção tem garantido a preservação de áreas verdes na cidade. “De uma vez só a gente protegeu mais de 10 mil hectares. Hoje, são protegidas as praças, as grandes unidades de conservação e as árvores tombadas”, destacou.
“Outra iniciativa foi a elaboração do Plano de Arborização da cidade do Recife e o Manual Técnico de Plantio, onde orientamos que tipo de espécie pode ser plantada nas calçadas, como Pau Ferro, Pau Brasil e Pau de Jangada. Escolhemos os bairros mais quentes para plantar essas arvores, como Iputinga, Cordeiro, Várzea e Madalena. Já plantamos 45 mil novas mudas na cidade”, enfatizou Cida Pedrosa.
O município do Recife tem muitos espaços verdes para visitação e lazer gratuito à população. Entre esses locais estão o Jardim Botânico, Parque 13 de Maio, Parque Dois Irmãos, Parque Santana, Parque da Jaqueira, Praça da República e Praça do Derby. Não basta só o Governo Municipal fazer a sua parte é preciso a contribuição da sociedade na preservação dessas áreas verdes.
Serviços: Para denunciar cortes de árvores ou danos causados aos espaços verdes, ou até mesmo buscar informações: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife
Endereço: Rua Fernando César, nº 65, Bairro da Encruzilhada, Recife – PE
Telefone: 0800 720 44 44
Daniel Ferreira | Jornalista 4140 DRT/PE
Comments