top of page

Descuido da água afeta futuras e atuais gerações

  • Daniel Ferreira | Jornalista | 4140 DRT/PE
  • 23 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado pelas populações comprometem esse recurso em várias regiões do país. Para os pesquisadores, o “líquido precioso” já perdeu a característica de recurso natural renovável. A perda da qualidade da água acontece, principalmente, nas áreas densamente povoadas, como é o caso da Região Metropolitana do Recife.


Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano. A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

Para o representante do Movimento Recapibaribe do Recife, André Cantanhede, o problema com o descuido da água afeta futuras e atuais gerações. “Nas nossas cidades falta ainda saneamento, poluindo a água. As periferias sofrem muito com isso. Todo dia vemos nos centros de saúde a população adoecendo por causa da contaminação da água”, ressaltou.


De acordo com o direto de Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santo, para cuidar dos rios e seus leitos é preciso cuidar das suas margens. “Precisamos, tanto sociedade como governos, recuperar as nossas matas ciliares, nossas encostas. Deve construir um processo de preservar nas áreas de proteção das barragens. Devemos ter cuidados com o lixo e levar saneamento para a população”, reforçou Aldo Santos.


Cuidar do “bem precioso” é um dever de toda a sociedade, dos governos e das organizações. É necessário sempre vigilância ao desperdício d’água. A mudança de comportamento deve começar em casa, no trabalho, no dia-a-dia.


Fique ligado - Com atitudes simples você pode reduzir o desperdício de água:


1) Aproveite as águas da chuva, armazene de maneira correta;

2) Feche bem a torneira enquanto escove os dentes;

3) Reaproveite também o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel se gasta muitos litros de água;

4) Acabe com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;

5) Evite o desperdício. Cuide dos vazamentos de água, e não lave as calçadas utilizando água potável;

6) Ao tomar banho, desligue o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.



Daniel Ferreira | Jornalista - 4140 DRT/PE


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page